quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ponto de Acesso da RIIBES no Instituto Politécnico de Bragança

O Instituto Nacional de Estatística dedicou a Folha Informativa nº 60  ao Instituto Politécnico de Bragança.

É a instituição da Rede que “tem a palavra” neste número, com uma entrevista à responsável pelo seu Ponto de Acesso, Clarisse Pais, e depoimentos de utilizadores, entre os quais o Vice-Presidente do Instituto, Orlando Afonso Rodrigues, Prof. Paulo Jorge Teixeira da Matos da ESTiG, Prof. Sílvia Nobre da ESA e Prof. Maria Augusta Pereira da Mata da ESSa.

"Há no Ponto de Acesso da RIIBES no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) qualquer coisa especial que leva muitos dos seus utilizadores a expressarem de forma tão eloquente e sentida o modo como são lá apoiados, e a importância que os recursos nele disponibilizados assumem para as suas vidas académicas e para a comunidade local… que dá gosto ler." (INE)

Ver documento completo aqui


 



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

6ª Conferência Luso-Brasileira Sobre Acesso Aberto

Serão as Políticas Institucionais Mandatórias assim tão Mandatórias? Qual o Grau de Cumprimento? O caso da Biblioteca Digital do IPB, foi o tema da apresentação na 6ª Conferência Luso-Brasileira Sobre Acesso Aberto, realizada em Salvador da Bahia, nos dias 4 a 7 de Outubro de 2015.

Este trabalho foi desenvolvido por Clarisse Pais, Paula Odete Fernandes, José António France e Sérgio Costa e teve como objetivo fazer-se uma análise comparativa, para o período compreendido entre 2004 e 2013 tendo por base as publicações científicas dos docentes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), depositadas na Biblioteca Digital (repositório). Pretendia-se, constatar se as publicações científicas existentes nas bases de dados WOS e Scopus estavam depositadas no repositório. Verificou-se a inconsistência dos metadados no repositório e para isso criou-se um instrumento que permitiu essa normalização.
A metodologia utilizada consistiu em retirar os dados existentes no repositório, na WOS e Scopus. Todos esses dados foram utilizados para criar tabelas dinâmicas (excel). Foram ainda utilizadas as análises descritiva exploratória e inferencial para decidir sobre os resultados. Para o período em análise verificou-se um acréscimo de depósitos no repositório superior a 93%. Na análise temporal, referente aos três ciclos de avaliação (2004-2007, 2008-2010 e 2011-2013) verificou-se que a percentagem da taxa de depósitos ultrapassa os 86%, de documentos referenciados na WOS e na Scopus. Contudo, 79% dos documentos ficaram em acesso aberto e 21% em acesso restrito. Os documentos não depositados referenciados na WOS e na Scopus, alcançou os 14%. Constataram-se evidências estatísticas suficientes para afirmar que existiam incoerências na tipologia documental (dc:type) no repositório.

Ver vídeo de apresentação em:  https://www.youtube.com/watch?v=Z8pbiPDeXVI&feature=youtu.be

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Webinar sobre Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, levou a cabo dois webinars, nos dias 15 e 22 de setembro, para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.  A gestora da Biblioteca Digital do IPB (Clarisse Pais), foi convidada a partilhar a sua experiência.


Partindo dos casos de projetos com financiamento do 7º Programa-Quadro e Horizonte 2020 da Comissão Europeia (CE), e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi possível fazer compreender o processo e ver demonstrações práticas de como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP.
Pedro Príncipe, abordou os requisitos técnicos das diretrizes OpenAIRE para associar publicações a projetos, clarificando quais os metadados a ter em conta e como obter a informação dos projetos da CE e FCT. Ricardo Saraiva, demonstrou no RepositóriUM como os autores podem identificar os projetos no processo de depósito e como é gerida a validação dos metadados e o enriquecimento dos registos do repositório com a informação dos projetos. A Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança serviu igualmente de caso prático, em que Clarisse Pais pode demonstrar como obtém a informação dos projetos da sua instituição para registar nas publicações que são resultados de projetos financiados. Por último, José Carvalho destacou o trabalho já feito no Repositório Comum de associação de publicações a projetos da FCT com base na informação disponibilizada no Portal OpenAIRE, apresentando ainda os desenvolvimentos em curso no portal RCAAP para corresponder aos requisitos Open Access da FCT. In: http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=4035&utm_campaign=shareaholic&utm_medium=twitter&utm_source=socialnetwork



A Biblioteca Digital do IPB, segundo o OpenAIre, neste momento, tem agregadas 8699 publicações, das quais, 50 são de projetos financiados pela Comunidade Europeia e 372 publicações financiadas pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT). Esta agregação permitiu-nos figurar em primeiro lugar dentro das instituições de ensino superior politécnico e em oitavo lugar no top 20, competindo assim com grandes repositórios.

 
Gravação do webinar: sessão 22 de setembro.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

A minha Biblioteca é a tua Biblioteca. Programa de mobilidade em Bibliotecas do Ensino Superior



O Programa de Mobilidade em Bibliotecas do Ensino Superior, organizado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, leva a cabo a realização de visitas breves às diferentes Bibliotecas. Este programa tem como objetivo a divulgação de práticas e a partilha de experiências in loco, fomentando assim a colaboração entre os profissionais da área.

Os Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB, na primeira sessão, nos dias 21 e 22 de Maio de 2015, recebeu três colegas bibliotecárias:


E parafraseando Madalena Carvalho: "São estas redes, também deste modo tecidas, que potenciam a força e a relevância dos bibliotecários no exigente mundo do ensino e da investigação."




Clique aqui para aceder à próxima sessão: Programa

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Biblioteca Digital do IPB em 2º Lugar a Nível Mundial nas Políticas de Acesso Aberto no ROARMAP

O relatório publicado pelo projeto PASTEUR 4OA, coloca o Instituto Politécnico de Bragança e consequentemente a Biblioteca Digital do IPB, em 2º lugar a nível mundial - sendo assim a primeira instituição portuguesa a aparecer neste estudo - em termos de taxa de depósito. Neste top aparece a Universidade do Minho em 4º lugar.

"Na análise da eficácia das políticas foram realizados alguns exercícios. Um deles foi medir a taxa de depósito dos artigos dos repositórios com políticas obrigatórias e não obrigatórias e compará-la com o número total de artigos publicados dessas instituições. Verificou-se que mais de três quartos dos artigos publicados não estão depositados e destes, 8% têm apenas os metadados, 3% estão em acesso restrito e 12% em acesso aberto.
Um dos aspetos mais relevantes do estudo foi a análise (através de análise de regressão) da correlação entre as características, ou critérios, das diferentes políticas institucionais e os resultados verificados ao nível da taxa de depósito e da latência do depósito (período entre a data de publicação e a data de depósito). Essa análise permite concluir que as políticas que produzem melhores resultados são as que determinam o depósito obrigatório sem exceções, mas permitindo exceções (por exemplo períodos de embargo) ao acesso aberto e que estabelecem  ligação entre o depósito nos repositórios e os processo de avaliação dos docentes e investigadores". In: http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=3792



O relatório completo está acessível aqui.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Programa IACOBUS - Biblioteca Central da Universidade de Vigo

Na semana de 23 a 27 de Março de 2015, a Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB, participou no Programa IACOBUS na Biblioteca Central da Universidade de Vigo. Estas parcerias com instituições de ensino superior fortalece os laços e as relações colaborativas. A materialização destas parcerias manifesta-se com intercâmbios de docentes, investigadores e funcionários. 
O programa IACOBUS vem de facto fazer jus a esta premissa de intercâmbio de pessoas, ideias e experiências.

Biblioteca Central da Universidade de Vigo
Pormenor da Biblioteca Central

Gerardo Marraud - Diretor da Biblioteca Central da Universidad de Vigo

Clarisse Pais - Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB

Estes programas de facto são muitos importantes para que possamos partilhar experiências e se possam criar parcerias institucionais tanto na área do ensino como nos serviços técnicos e administrativos.
 



segunda-feira, 9 de março de 2015

Ranking Web de Repositórios - Janeiro de 2015

A 16ª edição do Ranking Web of Repositories, coloca a Biblioteca Digital do IPB, da seguinte forma nas diferentes zonas:



Quando se faz uma análise de crescimento, a variação de 2014 para 2015 verifica-se que a nível de Portugal a Biblioteca Digital do IPB desceu um lugar.
Já no Top institucionals, foi onde se observou uma maior variação positiva de 9.01% que corresponde a um crescimento medio positivo de 1,24%, e em termos absolutos registaram-se mais 171 repositórios.
No Top Mundo, de junho de 2014 para janeiro de 2015, num período de 6 meses, observou-se uma variação positiva de 8,6% que corresponde a um crescimento médio positivo de 1,2%, e termos absolutos registaram-se mais 171 repositórios.


De considerar que neste universo europeu e mundial o número de repositórios analisados subiu em relação à 15ª edição.


No entanto, apesar de termos descido um lugar no ranking, continuamos a ser o primeiro repositório do Ensino Politécnico a figurar neste ranking.