quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Webinar sobre Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, levou a cabo dois webinars, nos dias 15 e 22 de setembro, para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.  A gestora da Biblioteca Digital do IPB (Clarisse Pais), foi convidada a partilhar a sua experiência.


Partindo dos casos de projetos com financiamento do 7º Programa-Quadro e Horizonte 2020 da Comissão Europeia (CE), e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi possível fazer compreender o processo e ver demonstrações práticas de como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP.
Pedro Príncipe, abordou os requisitos técnicos das diretrizes OpenAIRE para associar publicações a projetos, clarificando quais os metadados a ter em conta e como obter a informação dos projetos da CE e FCT. Ricardo Saraiva, demonstrou no RepositóriUM como os autores podem identificar os projetos no processo de depósito e como é gerida a validação dos metadados e o enriquecimento dos registos do repositório com a informação dos projetos. A Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança serviu igualmente de caso prático, em que Clarisse Pais pode demonstrar como obtém a informação dos projetos da sua instituição para registar nas publicações que são resultados de projetos financiados. Por último, José Carvalho destacou o trabalho já feito no Repositório Comum de associação de publicações a projetos da FCT com base na informação disponibilizada no Portal OpenAIRE, apresentando ainda os desenvolvimentos em curso no portal RCAAP para corresponder aos requisitos Open Access da FCT. In: http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=4035&utm_campaign=shareaholic&utm_medium=twitter&utm_source=socialnetwork



A Biblioteca Digital do IPB, segundo o OpenAIre, neste momento, tem agregadas 8699 publicações, das quais, 50 são de projetos financiados pela Comunidade Europeia e 372 publicações financiadas pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT). Esta agregação permitiu-nos figurar em primeiro lugar dentro das instituições de ensino superior politécnico e em oitavo lugar no top 20, competindo assim com grandes repositórios.

 
Gravação do webinar: sessão 22 de setembro.

Sem comentários:

Publicar um comentário