sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Protocolo entre IPB e Obra Social Padre Miguel

Uma instituição de solidariedade de Bragança vai reduzir em cerca de um terço a despesa com alimentação, plantando hortas abandonadas na cidade com o apoio científico do instituto politécnico, numa parceria que vai abrir portas aos estudantes para estágios.
O protocolo entre a Obra Social Padre Miguel (OSPM) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) foi ontem oficializado e contempla também a organização e disponibilização para investigação de uma biblioteca composta por milhares de livros doados à instituição.
A parte agrícola desta parceria é a que terá de imediato mais visibilidade com a OSPM a recuperar antigas hortas que se encontram sem cultivo no raio de um quilómetro em torno das instalações, na zona de São Lázaro.
São oito hectares cedidos pelos proprietários, segundo explicou o presidente, Nuno Álvaro Vaz, de onde espera colher uma variedade de alimentos agrícolas para as 500 refeições diárias fornecidas nas diferentes valências, dos idosos à creche, num total de perto de 300 pessoas, incluindo 90 funcionários.
O IPB colabora, fornecendo conhecimento e dispondo de espaço para a prática dos alunos da Escola Superior Agrária.
O presidente da OSPM espera poupar «entre 30 a 40 por cento» do que está a gastar anualmente em alimentação, uma poupança que ajudará a «acabar mais rapidamente com o encargo de 1,7 milhões de euros» que a instituição está a pagar de um empréstimo bancário contraído para a construção do complexo social.
Também os utentes do lar poderão participar nestes cultivos, nomeadamente aqueles que lidaram toda a vida com a agricultura e continuam a gostar do trabalho na terra.
O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, sublinhou o «contributo recíproco desta parceria, porque a Obra vai também contribuir para o que o instituto necessita em termos de conhecimento, como campo de experimentação e de estudos dos alunos» na área agrícola, mas também para a prática dos estudantes em estágios profissionais noutra área.
De imediato seis alunos vão estagiar na OSPM na área da gerontologia, um curso pioneiro que só existe em Bragança e em Aveiro, em Portugal. A OSPM irá também fazer parte de um consórcio de entidades e empresas que o IPB vai constituir para se candidatar a um centro de estágios europeu, que permitirá enviar alunos portugueses para outros países e vice-versa.
O IPB vai ainda ajudar a organizar e aproveitar como centro de estudos a biblioteca da OSPM, que recebeu entre quatro a cinco mil livros de literatura doados por um estudioso da terra, Hirondino da Paixão Fernandes.
O autor está também a elaborar a bibliografia do distrito de Bragança, um repositório de todas as obras que se publicaram de todos os autores que escreveram sobre a região.
Segundo explicou, serão dez volumes com perto de sete mil páginas, que invocam à volta de seis mil autores e que espera concluir em Agosto/Setembro para depois ser publicado pela Câmara de Bragança.

3 comentários:

1. In Virginia, living apart is a need for legal separation. Although a court order is not required to formally recognize this status, spouses can nonetheless draft a separation agreement. This agreement provides a framework for upcoming divorce procedures by outlining important issues like as child custody, support, and asset allocation.
    legal separation virginia

2. There are several difficulties associated with military divorce in Virginia, such as benefit division and jurisdiction. Spouses and service members can get fair outcomes in asset division and custody agreements by negotiating these difficulties with the help of experienced attorneys.
    virginia military divorce