quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Prémio Exportador de Ciência atribuído no 10º Aniversário do RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

O RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, comemorou 10 anos de existência.
No dia 17 de Dezembro, na Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Bragança esteve presente com a participação da Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB e Gestora da Biblioteca Digital do IPB - Clarisse Pais.
Deu o seu testemunho no painel: "Estórias da História do RCAAP", com a comunicação o RCAAP e o Instituto Politécnico de Bragança: o que ganhámos.



Destacou-se a adesão e a importância do RCAAP, o sucesso que o repositório científico do IPB produz na comunidade internacional. Neste momento conta com mais de 8 milhões de downloads. Os países que mais downloads fazem são os Estados Unidos, Brasil e China, países com quem o IPB tem protocolos de cooperação e alunos a estudar quer em licenciaturas quer em mestrados. Este sucesso deve-se ao facto de o repositório ter 92% da produção científica em acesso aberto e essa produção científica ser de excelente qualidade e porque tivemos a ousadia de abrir os resultados da investigação às empresas, à sociedade em geral e, por esta via, veio potenciar a inovação e a reprodutibilidade da ciência. 
A fechar as comemorações entregaram-se os “Prémios 10º Aniversário RCAAP”. O Instituto Politécnico de Bragança, foi distinguido com o Prémio Exportador de Ciência, que reflete o número de downloads realizados a partir de origens externas. 


 Parabéns aos 10 anos do RCAAP e ao Instituto Politécnico de Bragança!

Mais notícias sobre o prémio em:


Rádio Brigantia: https://www.brigantia.pt/noticia/repositorio-cientifico-da-biblioteca-digital-do-ipb-distinguido-com-o-premio-exportador-de

Mensageiro de Bragança: https://www.mdb.pt/edicao/3710

Revista Raizes: https://www.revistaraizes.pt/ipb-distinguido-com-o-premio-exportador-de-ciencia/





Sem comentários:

Enviar um comentário