terça-feira, 23 de outubro de 2012

OPEN ACCESS WEEK 2012


Na Semana de Acesso Aberto 2012, os Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança, estiveram presentes na Universidade do Minho, onde decorreu o primeiro Wokshop do Projeto MedOANet. http://openaccess.sdum.uminho.pt/?page_id=915
Os Serviços de Documentação e Bibliotecas foram convidados a participar num Grupo de Trabalho Nacional para a coordenação de estratégias, políticas e infraestruturas de Acesso Aberto.

Como está a decorrer a semana de acesso aberto, a FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia informou que irá ser posto em discussão pública, um documento que tem por base as recomendações da Comissão Europeia - sobre o acesso à informação científica e a sua preservação.  (2012/417/UE)
De acordo com essas recomendações, a partir de 2013, para todos os projetos financiados pela FCT, e respectivos resultados de investigação (artigos, em revistas, conferencias, etc.,) passa a ser obrigatório que os autores/investigadores façam o depósito dessa produção científica, nos repositórios institucionais, em acesso aberto, quando possível.

Sem comentários:

Publicar um comentário