terça-feira, 30 de novembro de 2010
1ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto
A importância cada vez maior que a Biblioteca Digital do IPB assume dentro das instituições de ensino superior é meritório e susceptível de referência por parte das instituições. Por ser o primeiro Politécnico na implementação de um repositório institucional, por ser o 5º repositório mais "povoado" a nível nacional ao par das maiores universidades portuguesas. Um dos passos mais importantes e decisivos no crescimento da Biblioteca Digital do IPB foi a implementação da Política de Auto-Arquivo.
domingo, 24 de outubro de 2010
Trabalhos científicos do IPB muito procurados na net
Trata-se de uma nova tendência para a disponibilização de informação de forma livre e gratuita, suportada pela internet e que se tem desenvolvido nos últimos anos.
Este movimento designado “Open Access” está a ser promovido esta semana em várias instituições de ensino superior.
“Esta iniciativa está a decorrer a nível mundial, não é só aqui em Bragança. Nós aderimos porque fazemos parte do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e isto tem por objectivo tornar mais visível a produção científica feita no IPB” refere a coordenadora dos serviços de documentação e bibliotecas do IPB.
Clarisse Pais acrescenta que esta é também uma forma de sensibilizar os docentes a publicarem as suas investigações neste repositório.
“É para que eles próprios depositem a informação até porque isso já é obrigatório uma vez que foi aprovada a política de auto-arquivo das publicações do IPB” explica, salientando que “é como se fosse um registo oficial da ciência aqui feita”.
E por esta razão é que o IPB é a quinta instituição de ensino superior do país com maior número de documentos publicados em repositório científico.
O vice-presidente do IPB, avança os números.
“Nós temos vindo a crescer muito neste âmbito, pois o número de depósitos tem vindo a aumentar” afirma. “Neste momento são cerca de dois mil artigos já depositados e temos vindo a perceber que a quantidade de gente que os vê pelo mundo inteiro também tem crescido exponencialmente pois já temos cerca de 200 mil downloads” adianta Orlando Rodrigues, salientando que isso “dá uma ideia da visibilidade que o IPB está a ter”.
Em breve, deverá ser também lançado um repositório académico direccionado para a publicação de trabalhos dos alunos.
Escrito por: Radio Brigantia
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Fotos do Open Access Week no Instituto Politécnico de Bragança
Cartazes do Open Access Week no IPB Open Access - Vantagens |
Biblioteca Digital do IPB - Evolução |
Biblioteca Digital do IPB - Notícias |
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
O Instituto Politécnico de Bragança Associa-se à Open Access Week 2010
Vão decorrer várias iniciativas que visam a promoção e a visibilidade da Biblioteca Digital do IPB - repositório.
Pretende-se activar a consciencialização do Acesso Livre à informação científica e afirmar que a Biblioteca Digital - repositório, constitui o registo oficial da produção intelectual do Instituto Politécnico de Bragança.
Este repositório além de outorgar prestígio e recompensas aos autores, traz maior visibilidade à instituição enquanto produtora de ciência e conhecimento.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Biblioteca Digital do IPB - Repositório
Todos os docentes/investigadores são obrigados a depositar a sua produção científica, em virtude da Biblioteca Digital do IPB constituir o registo oficial da produção intelectual do IPB.
Ver política de auto-arquivo em:
http://portal.ipb.pt:7778/pls/portal/url/ITEM/8E7F34867396B211E04088C1F4C369F7
domingo, 6 de junho de 2010
Erasmus na Biblioteca da Universidad Pública de Navarra
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Seminar to Open Access to Science Information
A Coodenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB - Clarisse Pais - foi convidada a participar no Seminar to Open Access to Science Information em Granada, dos dias 12 a 14 de Maio de 2010.
A Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança, faz parte do RCAAP. Nesta qualidade e por ser o primeiro repositório dos Institutos Politécnicos em Portugal a ser implementado, fomos convidado a estar presente neste Seminário
Estiveram presentes cerca de 50 especialistas com o intuito de criar uma rede social (bibliotecários, editores, especialistas, autores) e promover políticas comuns para o Open Access nos países do Sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia).
Foram constituídos grupos de trabalho, do qual surgiu a Declaração de Allambra.
http://oaseminar.fecyt.es/Resources/Documentos/ADeclaration/AD_wd.pdf
A delegação portuguesa foi composta por:
- Carlos Fiolhais – Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
- Clarisse do Céu Pais – Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança
- Eloy Rodrigues – Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho
- João Mendes Moreira – Gestor do Projecto RCAAP (FCCN)
- Lígia Maria Ribeiro – Pró-Reitora da Universidade do Porto
- Pedro Guedes Oliveira – Membro do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional
Delegação Portuguesa da esq. para a direita: Carlos Fiolhais, João Moreira,
Clarisse Pais, Lígia Ribeiro, Pedro Guedes Oliveira, Eloy Rodrigues
|
segunda-feira, 10 de maio de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
Formação B-on
Como vem acontecendo todos os anos irá decorrer mais uma formação da B-on, nos dias 10 e 11 de Março, das 9.30m às 12.30, e das 14.00m às 17.00m na ESTiG.
O primeiro dia será dedicado à formação dos utilizadores finais e serão ministrados dois módulos:
Módulo 2 - Serviço de Contexto (SFX) e gestão de referências bibliográficas (Endnote Web) dirigido aos utilizadores finais
Módulo 3 - Recursos b-on em Livre Acesso. O movimento do Livre Acesso. O Projecto RCAAP e os repositórios institucionais dirigido sobretudo a Professores e Investigadores.
O segundo dia será dedicado exclusivamente à formação dos Técnicos que trabalham nas diferentes Bibliotecas do IPB.
Módulo 1 - A b-on questões práticas: conteúdos e serviços dirigido aos Técnicos.
Este módulo terá dois blocos distintos, um sobre a b-on, os serviços de contexto (SFX) e a gestão de referências bibliográficas (Endnote Web) e um segundo bloco sobre o Livre Acesso (Open Access) com destaque para os Recursos Gratuitos em particular para o RCAAP (Repositório Científico em Acesso Aberto de Portugal).
quinta-feira, 4 de março de 2010
Evolução da Biblioteca Digital do IPB
O IPB tem apoiado de forma entusiástica o projecto, tendo realizado recentemente a Conferência “Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis – Sistema de Curricula Científicos em 9 de Dezembro de 2009. A presença dos Dirigentes das diferentes Escolas do IPB, reforçou ainda mais a necessidade de contribuir para este recurso e duas das suas Escolas (ESTiG e ESACT) impuseram aos seus docentes/investigadores o depósito de toda a produção científica dos últimos 3 anos.
Avaliando a evolução dos últimos meses, o número de registos depositados é já considerável comparando com a dimensão da instituição, embora não seja demonstrativo de todo o Instituto porque há Escolas que ainda não depositaram grande parte da sua produção científica.
Em termos evolutivos, o depósito anual de informação científica não foi significativo, mas com esta obrigatoriedade, em apenas dois meses, ultrapassou-se o número de registos dos anos precedentes.
O impacto dos depósitos pode ser verificado através do número de consultas e downloads, por exemplo, em Dezembro de 2009, o repositório tinha 682 registos, e totalizou 8,616.6 downloads e 14,754 consultas. No dia 1 de Março de 2010, o número de registos ascendia a 1624 e obteve 13,765 downloads e 28,571 consultas durante o mês de Fevereiro.
Estes dados demonstram o contributo do repositório do IPB na sua missão de integrar, promover a visibilidade dos resultados da investigação e de os disponibilizar à comunidade de uma forma livre e gratuita em formato digital contribuindo desta forma para o acesso livre à produção científica.
In: http://blog.rcaap.pt/
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Recolha de Livros para a Escola Superior Agrária do Kwanza Sul - Angola e Instituto Politécnico de S. Tomé e Príncipe
A recolha de livros teve lugar em todas as Escolas do Instituto Politécnico de Bragança em colaboração com a Associação Académica do IPB. http://videos.sapo.pt/mRzKCCndBaafjLTC5IYC
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Macau é um Espectáculo
Exposição fotográfica do Instituto Internacional de Macau, integrada no dia do Instituto Politécnico de Bragança.
Retrata a arte nas ruas de Macau. Para complementar a Biblioteca da ESA disponibiliza livros sobre Macau e livros de autores portugueses traduzidos para chinês. Ver vídeo em: http://rd3.videos.sapo.pt/Yhg1wpIUIw4eo4fTEhG0/mov/1