quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Biblioteca digital do IPB faz sucesso nos EUA

Internautas dos Estados Unidos da América são dos que mais consultam a Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança.A seguir a Portugal, esta plataforma virtual é mais visitada por pessoas da América do Norte.A Biblioteca Digital do IPB está a funcionar desde 2006 e é de livre acesso.Trata-se de um repositório de informação científica produzida por docentes e investigadores do IPB.“O tráfego na plataforma é muito significativo, porque somos acedidos em vários países do mundo" refere a coordenadora da biblioteca digital do IPB, acrescentando que "em primeiro lugar está Portugal porque também estamos integrados numa rede, a RCAAP, onde estão quase todas as universidades e politécnicos do país e depois temos os EUA e o Brasil, em terceiro lugar". Clarisse Pais aponta ainda uma razão para explicar este interesse dos norte-americanos.“Por várias razões, mas supostamente porque há lá muitos estudantes de mestrados e doutoramentos que se interessam por uma área especifica que está no nosso repositório" refere.Só no passado mês de Novembro, a biblioteca registou 24 mil downloads.
Escrito por: Radio Brigantia

Biblioteca digital do IPB visitada por pessoas de todo o mundo

A plataforma é visitada mensalmente por cerca de 20 mil visitas e 10 mil acessos
O Instituto Politécnico de Bragança tem uma biblioteca digital visitada por cibernautas de todo o mundo.
A seguir aos portugueses, são os norte-americanos os que mais acedem aos documentos publicados na página. O Brasil ocupa o terceiro lugar no tráfego de visitas.
A funcionar desde 2006, esta biblioteca digital é uma plataforma on-line onde os investigadores e docentes do instituto colocam teses e outro tipo de trabalhos académicos, que podem ser descarregados e usados para pesquisa em qualquer parte do mundo.

No mês de Novembro, a página recebeu mais de 24 mil visitas.
Clarisse Pais, responsável pela plataforma, destaca que se trata de informação científica livre e gratuita, e que o tráfego na página é muito significativo. “O tráfego na plataforma é muito significativo porque somos acedidos de todos os países do mundo. Como é óbvio o primeiro país é Portugal porque estamos integrados numa rede de repositórios abertos de reposição científica em Portugal, onde estão lá as universidades quase todas, bem como os Institutos Politécnicos”.
Leonel Santos, investigador da Universidade do Minho destaca que este tipo de plataformas tem a grande vantagem dos documentos serem públicos em vez de serem apenas divulgados na comunidade científica. “Anteriormente os investigadores quando forneciam o curriculum, por exemplo à Fundação para Ciência e Tecnologia, ele ficava reservado à fundação. Com esta plataforma os serviços são públicos”, diz.
Numa média mensal, a biblioteca digital do IPB tem cerca de 20 mil visitas e 10 mil acessos.
Publicado por: RBA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Conferência Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis Sistema de Curricula Científicos



Decorreu dia 9 de Dezembro de 2009, no Instituto Politécnico de Bragança, no Auditório Alcínio Miguel – ESTiG, uma conferência sobre: Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis – Sistema de Curricula Científicos.
Esta iniciativa foi presidida pelo Vice-Presidente do IPB, Prof. Doutor Orlando Rodrigues. Contou ainda com a presença do Vice-Presidente do IPB Prof. Doutor Luís Pais, dos Directores da ESA, ESTiG, Saúde e ainda um representante do Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe e alguns docentes/investigadores do IPB.

Esta conferência teve como objectivo principal ser uma reflexão congregadora de temas: Open Access, Repositórios e Plataforma nacional de ciência e tecnologia - DeGóis.
Tratou-se, igualmente, de argumentar que o depósito e o acesso à informação científica podem processar-se de formas inter-ligadas, permitindo assim aos geradores da produção científica melhorarem a sua visibilidade e economizarem tempo.
Durante esta sessão foram apresentadas as seguintes comunicações:
Introdução ao Open Access – Eloy Rodrigues – SDUM - Universidade Minho - http://www.ipb.pt/files/2009120941df.pptx
O Open Access em Portugal – Ricardo Saraiva – SDUM - Universidade Minho - http://www.ipb.pt/files/20091209dwml.pptx
Apresentação do Projecto RCAAP e SARI – João Moreira - FCCN - http://www.ipb.pt/files/20091209vgdy.pptx
A Biblioteca Digital do IPB – Repositório – Clarisse Pais - IPB - http://www.ipb.pt/files/20091209l6tm.pptx
Plataforma nacional de ciência e tecnologia – Sistema de curricula científicos DeGóis – Leonel Santos - Universidade Minho - http://www.ipb.pt/files/20091209b4tq.pptx
No final houve a oportunidade de responder a algumas questões.

A Biblioteca Digital do IPB – Repositório em paralelo com outros repositórios institucionais tem como principais objectivos ser integrador e promover a visibilidade dos resultados da investigação do IPB, reforçando a sua imagem enquanto produtor de ciência e conhecimento;
Disponibilizar essa informação de uma forma livre e gratuita em formato digital, conforme preconiza a Política de Auto-Arquivo do IPB e a Declaração de Berlim e ainda preservar a memória intelectual do IPB.
Uma das mais-valias na integração do RCAAP e ao SARI é de facto pertencermos a uma rede nacional, dando assim maior visibilidade à produção científica do IPB. O desenvolvimento novas potencialidades na plataforma do Dspace é assegurado pela equipa do RCAAP, tal como a manutenção e gestão da infraestrutura que é assegurada pela FCCN, assegurando ainda um serviço de helpdesk.
Em relação à Plataforma DeGóis, há uma interligação com a Biblioteca Digital do IPB e com todos os repositórios pertencentes ao RCAAP e vice-versa, o que permite uma mais-valia para que os produtores da ciência poupem tempo, porque não precisa de haver repetitividade de tarefas.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Conferência Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis Sistema de Curricula Científicos

Dia 9 de Dezembro no Auditório da ESTiG às 14 h conferência Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. Degois Sistema de Curricula Científicos

Esta iniciativa pretende ser uma reflexão congregadora de temas: Open Access, Repositórios e Plataforma nacional de ciência e tecnologia - DeGóis.
O open access cria oportunidades para a autonomia informacional dos autores, e também constitui um desafio para a liberdade da ciência. Nos últimos anos o debate do Open Access registou e reforçou desenvolvimentos significativos e tem vindo a ter mais visibilidade e impacto na investigação científica.
Trata-se, igualmente, de argumentar que o depósito e o acesso à informação científica podem processar-se de formas inter-ligadas, permitindo assim aos geradores da produção científica melhorarem a sua visibilidade e economizarem tempo.

PROGRAMA

14.00 Abertura efectuada pelo Exmo. Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Bragança
14.15 Introdução ao Open Access – Eloy Rodrigues – SDUM - Universidade Minho
15.45 O Open Access em Portugal – Ricardo Saraiva – SDUM - Universidade Minho
15.15 Apresentação do Projecto RCAAP e SARI – João Moreira - FCCN
15.45 A Biblioteca Digital do IPB - Repositório – Clarisse Pais - IPB
16.00 Plataforma nacional de ciência e tecnologia – Sistema de curricula científicos DeGóis –Leonel Santos - Universidade Minho